ÚLTIMAS POSTAGENS

A pluralizada arte de Rodrigo Hallvys

Artes cênicas, literatura e música. Uma agenda cheia de compromissos com a produção cultural. Assim é a vida diária do ator Rodrigo Hallvys. Entre as oficinas de preparação de atores que ministra junto ao Grupo Cênico Estudarte, eventos produzidos pela RH Soluções Artísticas, apresentações mensais, consultoria para escritores, ensaios e participações em outros eventos, o artista busca estudar e manter o costume do hábito da pesquisa.

Graduado em Teatro, Hallvys possui três pós-graduações: “Arte e Produção Cultural no Brasil”, “Gestão Cultural” e “Docência do Ensino em Teatro”, essa última recém concluída.

-Conhecimento não ocupa espaço, mas faz diferença em nossa produtividade e, claro, em nosso currículo. A velocidade do mundo tem feito com que as cadeiras girem cada vez mais rápido e o mercado de trabalho absorve quem mais tiver diferenciais para pluralizar as qualidades – comenta.

Rodrigo Hallvys tomou gosto pela arte ainda na primeira fase da infância e experimentou cena pela primeira vez quando ainda tinha nove anos de idade, decidindo que seria a área da qual queria viver profissionalmente. Embora tenha sido uma decisão precoce, o artista resolveu abraça-la e seguiu firme, buscando não perder o foco. “Talvez tenha sido tudo fora da curva. Ainda era uma criança quando tomei decisões e por isso precisei enfrentar a realidade de todo um meio social que marginalizava e diminuía quem optava por ser artista. Vivi uma colisão de gerações e fui desafiado de diversas formas para me equilibrar no meio desses tumultos que eram gerados. Não foi divertido passar pelas coisas, mas por fim, passei e superei. Faz parte da minha história e vivo de arte do jeito que eu queria desde pequeno”, explica.

O ator e diretor é membro da Academia Volta-redondense de Letras, ocupando a cadeira 36 da instituição, tendo já publicado quatro livros. Além disso é proprietário da RH Soluções Artísticas, a qual fundou em 2012 e hoje é responsável pelas marcas registradas do famoso trio musical As Sublimes e do Grupo Cênico Estudarte, tendo assinado cerca de vinte festivais de teatro, diversas peças, promovido muitos eventos artísticos e literários.

-Não há como ser artista de uma única atividade quando realmente gosta-se e acredita-se na arte. Foi o que escolhi porque a arte é uma ferramenta que contribui direta e indiretamente para a espécie humana refletir sobre as coisas. É uma filosofia de vida, além de ser o sustento de quem a leva a sério – defende.

A empresa, apelidada como “RHSA”, tem preparado novos projetos para o segundo semestre, sendo um deles o lançamento do projeto “Quadrinhos falados”, envolvendo o Estudarte. “Daremos vozes a personagens de quadrinhos que nós mesmos criamos e registramos. Será mais um dos trabalhos que envolvem nossos exercícios vocais de criação de personagens”, comenta, citando outros projetos como o “Pequenas Leituras” (que já está em sua sétima temporada de apresentação de episódios), o festival de artes integradas “ReVolta com poesia”, o evento de lançamento de livros “Noites de autógrafos”, o qual promove diversos escritores e, claro, os festivais de teatro oriundos das Oficinas de Atores Estudarte, ministradas por Rodrigo no Teatro Gacemss.

-O Estudarte completou vinte e um anos de vida e mensalmente está em cartaz. Então a agenda precisa ser equilibrada para que abrace todas as pautas que produzimos e expandimos pelo país – destaca Hallvys, que em breve retornará com a turnê da peça “A Última Carta”, na qual atua e é dirigido por Maycon Lendel, estreada em Curitiba ao final de outubro de 2023.

ÚLTIMAS POSTAGENS

NÃO PERCA