De acordo com pesquisa, 70% das empresas têm dificuldades de engajar os seus gestores como bons comunicadores
A comunicação é algo fundamental como um facilitador de processos estruturais de trabalho dentro de uma empresa. Para além de uma ordem, é essencial que as instituições consigam aproximar colaboradores e gestores e, assim, construir um ambiente bem engajado e motivado para as execuções das tarefas e o crescimento institucional.
Segundo a pesquisa de Tendências em Comunicação Interna, realizada no ano passado pela Ação Integrada Agência de Comunicação – parceria com a Aberje -, 70% das empresas ouvidas sentem que a maior dificuldade é conseguir potencializar os talentos comunicativos de seus gestores.
Para Lya Parente, que é Coach de Carreira e Mentora de Oratória, o principal desafio de um gestor é assegurar que a mensagem que foi enviada seja bem recebida e compreendida, pois um ruído de comunicação pode gerar uma crise.
“É preciso ser muito claro na explicação das informações, se precisar repetir mais de uma vez a mensagem. Pedir para o colaborador repetir o que ele entendeu. Dar um feedback adequado com comentários construtivos sobre o desempenho ou trabalho do outro. E acompanhar e verificar se a mensagem foi compreendida e executada corretamente”, explica.
Com mais de 14 anos de experiência na área de treinamento e desenvolvimento da equipe comercial e líderes, Lya acredita que a construção de um ambiente saudável no trabalho passa muito por uma democratização da comunicação, já que as pessoas querem ser ouvidas e se sentirem parte de algo importante. De acordo com ela, muitos planejamentos ruins de seus gestores e erros de execução dos colaboradores acabam acontecendo devido a essas falhas.
“Os erros de comunicação podem afetar a produtividade dos funcionários, as entregas dos projetos e o relacionamento entre as pessoas. Eles podem levar a mal-entendidos, frustrações entre colegas e clientes. Comunicação assertiva e clara é essencial para um ambiente de trabalho bem-sucedido”, conta.
Os principais erros de comunicação dentro de uma empresa:
- O emissor não compreende a mensagem que foi transmitida ou entende de forma diferente do que foi passado;
- Quando falta clareza ou omissão de informações;
- Quando existe uma barreira cultural entre as duas partes;
- Quando há conflitos de gerações;
- Falha na escuta ativa;
- Comunicação não verbal inadequada;
- falta de acompanhamento se a mensagem foi de fato compreendida.
Não é incomum ver empresas com problemas gravíssimos de comunicação interna que, em muitos casos, podem gerar rachas que ultrapassam as barreiras do profissional para o pessoal. Por conta disso, as instituições se debruçam em esforços, como a realização de palestras, workshops, eventos e outras atividades coletivas.